21/02/12

Só desgostos, a minha vida é isto...

A segunda coisa que mais me aborrece é quando sirvo um vinho de primeira qualidade, uma coisa em bom, um aturado processo de conjugação do vinho certo com a carne de veado selvagem morto com um só balázio e os energúmenos não reagem, um homem ali na cabeceira da mesa, em suspenso enquanto levam o copo de cristal da Boémia aos lábios, "este vai notar que está a degustar uma preciosidade", pensa um homem, afinal não, o alarve ataca as anchovas sem sequer se deter na graciosidade do vinho, um homem desespera, um a seguir ao outro, amigos de uma vida, nem uma palavra sobre o equilíbrio do néctar com a robustez da carne de caça selvagem, um após outro levam os copos aos lábios que eu julgava apreciadores e nada, continuam a falar do Sá Pinto e das alegrias que aquela equipa ainda nos reserva, Polga incluído, um homem observa tudo isto desde a cabeceira da mesa e fica a cismar que para a próxima lhes servirá vinho de pacote, sempre se poupavam para cima de duzentos euros.

22 comentários:

  1. eh eh eh .
    Diz-me com quem andas ...

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente, Fábia, absolutamente. Ainda nem estou em mim...

    (o acompanhamento musical tem vindo a ser menos sugestivo, veja lá isso)

    ResponderEliminar
  3. Em linguagem popular isso chama-se "dar pérolas a porcos"!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/22/2012

    Caro Fábio, costuma-se dizer "Deus dá nozes a quem não tem dentes", e pelo relato que fez, e que me deixou desolado, devo dizer que o melhor é parar de dar nozes aos seus amigos.
    Mas tenho de confessar que já passei pela mesma situação e que a resolvi de uma forma bastante simples. Guardei uma das melhores garrafas que tinha e enchi-a com vinho de pacote. Por incrível que possa parecer, depois de beber o vinho de pacote, escondido em garrafa de preço com três dígitos, um dos meus amigos teve o desplante de afirmar que aquele vinho era uma maravilha. Tive vontade de o expulsar naquele instante da minha casa, mas consegui controlar-me.
    Um grande abraço para aquele que já é uma verdadeira lenda por estes cantos,
    Filipe[Lwy]

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/22/2012

    Bem tentas imitar o pipoco mas não lhe chegas aos calcanhares. Sai uma coisa requentada com sabor de microondas.

    ResponderEliminar
  6. Uma desgraça, de facto. Fosse comigo e sacava da espingarda com que tinha morto o veado selvagem com um só balázio na serra de sintra, e aliviava-os da sua patética existência ali mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saiba, cara Luna, que altura há em que me refastelo no meu cadeirão e cismo que sim, que os devia castigar.

      (aquilo do veado selvagem era uma maneira de dizer, eu também sofri horrores a ver o Bambi...)

      Eliminar
  7. Pior do que isso é oferecer Licor Glenfiddich de Malte a 2 pessoas diferentes (das 3 que trouxe da Escócia), ir a casa delas e estarem lá a ganhar pó na "colecção".
    A minha aguentou-se 2 meses. É uma grande pomada.

    ResponderEliminar
  8. Ah, aproveito para agradecer encarecidamente que me tenha considerado merecedora de figurar na sua lista de blogues, ainda para mais ao mesma nível da cereja, o que é para mim uma grande honra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S. achei que o devia fazer depois de ler as seguintes palavras inspiradoras e eloquentes da cereja que deverão guiar-me para o resto dos dias:

      "Sempre me educaram ao longo da minha, ainda curta, vida a respeitar as outras pessoas. Não tinha de ser o pai ou a mãe, os avós ou os tios mais chegados. Os que educaram souberam ensinar-me que todos devem ser respeitados. E quando penso nisto sinto-me feliz por saber usar as palavras mágicas que todos conhecem mas nem todos dizem. Para mim, o obrigado, o se faz favor, o bom dia e o desculpe/a são palavras que todos deveriamos dizer com mais frequência."

      Eliminar
    2. Luna, eu sou assim, um coração bom. Achei que a minha cara Luna apreciaria estar ali na minha muito exclusiva lista de blogues.

      (a sua citação é de classe, embora não seja comparável a uma consulta blogosférica sobre qual a marca de pizza a eleger)

      Eliminar
    3. Prioridades, meu caro, prioridades. Eu dou bastante importância à qualidade da fast food que faz parte da minha sobrevivência. Outras pessoas aos pontod de diferença da, presumo, sua equipa de futebol. Com a diferença de não pretender ser profunda. Para dizer a verdade, sem pretender parecer nada, se é que me entende.

      E é muito fácil pegar nos piores exemplos para marcar uma posição, embira seja bastante mais intelectualmente honesto pegar nos melhores.

      Eliminar
    4. errata: embora.

      Eliminar
    5. Minha cara Luna, como já tive oportunidade de lhe transmitir, é sempre um caminho perigoso pegar nas palavras de outrém e citá-las fora de contexto. Apenas lhe quis demonstrar, de forma pictórica, que assim é. E sim, poderíamos ficar aqui a trocar exemplos (ambos somos inteligências brilhantes) que ilustrariam o ponto de vista de cada um, mas ambos temos que fazer, você tratar de arranjar um orçamento honesto para o chão do laboratório, eu decidir se inicio a noite com um conhaque ou com vodka gelado.

      Eliminar
    6. Sem dúvida, meu caro. Mas eu não citei fora de contexto, serviu apenas para ilustrar a minha súbita epifania quanto à necessidade de lhe agradecer. Percebi que não digo as palavras mágicas vezes suficientes.

      Eliminar
    7. Minha cara Luna, se assim é, se de facto sentiu uma incontrolável vontade de me agradecer, está a coisa explicada.

      (um destes dias coloco mais blogues para lhe fazer companhia a si e à ceraja, que me diz deste meu gesto magnânimo?...)

      Eliminar
    8. Parece-me que mais bloggers sentirão uma súbita vontade de lhe agradecer.

      Eliminar
    9. P.S. e como sei que lhe interessa, já há orçamento: 300€. poderia ser pior, parece que próteses para pés são mais caras.

      Eliminar
    10. Minha cara Luna, a minha alegria por saber que o orçamento é económico é imensa, sempre fica o orçamento do grupo menos erodido, o que me compraz. Fique sabendo que escolhi o conhaque, sempre me abre melhor o palato para o ensopado de perdiz que há-de ser o meu repasto.

      Eliminar
    11. De nada. Achei que lhe agradaria saber que os destinos da ciência não ficaram comprometidos.
      Parece-me boa escolha, embora tenha curiosidade em saber o que lhe parece o Русский Стандарт Platinum.

      Eliminar
  9. Nada a dizer sobre o Русский Стандарт ? desilusão.

    ResponderEliminar
  10. Minha cara Luna, com efeito não sou apreciador do Russian Standard, mesmo do Platinum. Sou fiel a gostos simples e o Moskovskaya sempre me acompanhou nos bons momentos da minha vida. Quando quero impressionar, sirvo em Absolut em garrafa de autor e a coisa resulta sempre.

    ResponderEliminar